Osteopatia

O que é?

É uma terapia manipulativa fundada por Andrew Tayler Still (1828 – 1917), que tem como finalidade a recuperação da capacidade funcional máxima e indolor do sistema músculo-esquelético elevando desta forma o bem-estar.

Método terapêutico que ajuda na recuperação de traumatismos e variadíssimas doenças.

Investigações nos temas de postura e equilíbrio corporal têm demonstrado que mais de 70% dos adultos têm condições de má postura e o peso defeituosamente repartido entre o lado direito e o lado esquerdo do corpo. A imperfeição no equilíbrio do corpo e a má postura conduzem a muitas tensões nervosas, especialmente em:

– Nevralgias

– Nevrites

– Lombalgias 

– Ombro doloroso

– Ciáticas 

– Dores sacro-ilíacas

Muitas outras tensões nervosas traduzem-se por dores de cabeça, dor de costas, dor de joelhos, e outros problemas de saúde que são fundamentalmente o resultado de uma má postura.

Andrew Taylor Still considerava que o equilíbrio das estruturas era essencial para evitar o aparecimento de doenças, tendo-se interessado pelo desenvolvimento de um sistema de medicina que pudesse estimular os mecanismos autorreguladores do próprio corpo – a Osteopatia. 

Desde aí até agora, a Osteopatia tem vindo a ganhar terreno e já é reconhecida tanto nos EUA como na maior parte dos países da Europa.

A Osteopatia é científica, porque a Ciência Osteopática baseia-se na Anatomia, na Neurofisiologia e na Biomecânica. A Osteopatia atua ao nível do sistema músculo-esquelético e o seu objetivo é reequilibrá-lo melhorando a postura e eliminando dores.

Uma vez que as tensões se manifestam nos músculos e que estes estão ligados aos ossos, e que são usados para os movimentar, é fácil constatarmos que estes se ressentem caso os músculos estejam tensos e contraídos, levando os ossos a abandonar a sua posição natural, advindo a dor.

Por sua vez, a dor faz com que os músculos se contraiam tentando impedir os movimentos articulares que causam a dor, resultando daí a redução de movimentos da articulação, a sua compressão, desgaste e acumulação de líquidos, que produzem ainda mais dor.

A Osteopatia procura que as articulações regressem ao seu lugar, permitindo assim aumentar a amplitude dos movimentos e intensificar a circulação sanguínea e drenagem dos líquidos, promovendo um nível de conforto mais elevado.

O que pode beneficiar a Osteopatia?

O campo da Osteopatia é aplicável a uma extensa variedade de patologias músculo esqueléticas, pois a Osteopatia assenta na base fundamental de que o sistema nervoso controla todos os outros sistemas e todas as funções do corpo humano.

Quaisquer obstáculos no controlo deste sistema bloqueiam o seu funcionamento, sendo a causa de muitas doenças.

A Osteopatia pode beneficiar disfunções somáticas, cujas causas podem ser:

– Resposta a esforço;

– Traumatismo;

– Anomalias / sobrecarga postural;

– Má postura;

– Ações físicas repetidas (desporto, trabalho);

– Fatores estruturais (perna curta congénita, rotações vertebrais)

– Fatores emocionais (raiva, medo).

Como é um Tratamento Osteopático?

O tratamento osteopático aplica-se com a finalidade de restabelecer a função normal das articulações, equilibrando assim a estrutura e o sistema nervoso do corpo humano.

Este tratamento é ideal para as disfunções músculo-esqueléticas, lesões do desporto, problemas da coluna vertebral, dores e alterações à mobilidade articular.

O tratamento osteopático baseia-se na massagem, manipulação osteopática e estimulação neuromuscular, o que faz com que o trabalho do osteopata seja sempre efetuado com as mãos, sendo habitual observar bons resultados no alívio da dor, nos casos de:

– Dores na coluna vertebral;

– Hérnias discais;

– Torcicolos;

– Má postura;

– Dor ciática;

– Tensões musculares ;

– Problemas com ligamentos.

 

A partir dos dados recolhidos, o osteopata efetua o chamado plano de tratamento, que varia de pessoa para pessoa e de acordo com os problemas observados.

As técnicas utilizadas pelo osteopata são:

– Massagem – para relaxar, ativar a circulação sanguínea a eliminar as aderências musculares.

– Estimulação neuromuscular – para regularizar o fluxo energético, a estabilidade e a flexibilidade do corpo humano.

– Manipulações osteopáticas – para normalizar o movimento e eliminar a dor.

Como atua a Osteopatia?

A função do osteopata é beneficiar, através das mãos, a diminuição das disfunções somáticas e estruturais do corpo, reequilibrando-o internamente.

Poderá atingir-se tal objetivo através da melhoria de postura e eliminando dores devido à manipulação das articulações, colocando-as nas suas posições mais corretas através do uso de manipulações e massagem.

A osteopatia tenta levar as articulações ao lugar permitindo assim que se possa aumentar os movimentos e aumentar toda a circulação e drenagem dos líquidos trazendo assim maior bem-estar e redução, ou mesmo eliminação da dor.

Deixar passar os anos não é uma estratégia adequada, pois o tempo não cura, antes pelo contrário agrava as situações e aquilo que podia ser evitado, passa a ser um problema muitas das vezes incapacitante e que não nos permite tirar o rendimento desejado da vida nem a apreciar na sua totalidade.

É um tratamento manual baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo.

Tem como função restaurar o equilíbrio da mobilidade sem dor uma vez que o movimento é a base de todo o funcionamento do nosso corpo.

A estrutura governa a função – assim sendo, cada função do nosso organismo seja ela (respiratória, digestiva, cardíaca, de locomoção ou psicológica) apoia-se em elementos estruturais anatómicos.

Se essa estrutura (esqueleto) está desalinhada (em disfunção mecânica) é previsível que aconteça uma compensação de tecidos que impedem o movimento normal, desencadeando assim uma descompensação contínua.

Estamos à distância de um telefonema ou do preenchimento do formulário:

A sua Saúde não pode esperar… Contacte-nos agora mesmo!

    © 2024 CALIXTO MEDICAL CENTER | Todos os Direitos Reservados | Desenhado por Kiizy.pt

    Start typing and press Enter to search