Acupuntura
O que é?
A Acupunctura é um antigo método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha ou com fogo, a fim de restaurar e manter a saúde.
A Acupunctura foi idealizada dentro do contexto global da filosofia Tao e das conceções fisiológicas que norteiam a Medicina Tradicional Chinesa e visa restabelecer a circulação da energia pelo organismo, de modo a promover uma harmonia de energia e matéria.
O que pode beneficiar a Acupuntura?
O campo de aplicação da acupunctura engloba uma extensa variedade de doenças, sintomas e condições de saúde, pois a Acupunctura assenta na base fundamental de que o sistema nervoso controla todos os outros sistemas e todas as funções do corpo humano.
Na sua área de possível benefício constam:
– Afecções físicas;
– Distúrbios orgânicos;
– Desordens mentais e psicossomáticas;
– Problemas oriundos dos tratamentos de cancro;
– Cirurgias;
– Dependência química;
– Condições específicas dos homens, mulheres e crianças.
Como é um tratamento de Acupuntura?
O tratamento de Acupuntura consiste no diagnóstico, baseado nos ensinamentos de Medicina Tradicional Chinesa, e na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo “pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, que se distribuem, principalmente sobre os meridianos, para obter diferentes efeitos terapêuticos, consoante o caso a ser tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativos ou complementares, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e a electroacupuntura.
Acupunctura e o Ocidente
A eficácia da acupuntura como método terapêutico, praticada durante milénios no Oriente, e mais recentemente, aplicada na analgesia cirúrgica, motivaram pesquisas com objetivo de encontrar alguma explicação científica de seu modo de ação.
Há basicamente duas formas de explicar seu mecanismo. Uma energética e outra científica:
- a) A Escola Tradicional Chinesa define que a estimulação adequada dos pontos de acupuntura situados nos Canais de Energia (Meridianos) regulariza a corrente de energia que circula nos mesmos e, consequentemente, nos Órgãos/ Vísceras, distribuindo essa energia por todo o corpo. Quando determinado ponto de acupuntura sistémico é estimulado intensamente por longo tempo provoca o esvaziamento da energia da região ou do órgão que é regido por esse ponto, provocando, então, a analgesia daquela região.
- b) A Escola Científica procura descrever a explicação anatomofisiológica postulando que: O estímulo dos pontos de acupuntura transmite-se por via nervosa, mais especificamente nas fibras nervosas, isso porque a maioria dos pontos está situada sobre ou nas proximidades dos nervos periféricos, podendo também, possivelmente, a estimulação ser transmitida por via humoral. É importante salientar que essas substâncias responsáveis pela analgesia são libertadas pelo estímulo provocado nos pontos de acupuntura, cuja ação se faz no cérebro.
Estamos à distância de um telefonema ou do preenchimento do formulário:
A sua Saúde não pode esperar… Contacte-nos agora mesmo!